segunda-feira, 4 de maio de 2009

ENTRETENIMENTO-Valorização do idoso incentiva grupos da ‘melhor idade’ a ter melhor qualidade de vida

(10/10/2006 - 12:24)


Brasília, 01/09/2006 (Secretaria de Comunicação Social – Agência Brasília de Notícias) – Para dar início ao mês em que nacionalmente é comemorado o Dia do Idoso, foi realizada nesta sexta-feira (1) uma grande festa no Bay Park, com a presença da governadora Maria de Lourdes Abadia. “Passei para desejar muita saúde, paz e entretenimento”, disse a governadora, que frisou a importância de garantir a qualidade de vida a este segmento da sociedade.

O evento, organizado pela Gerência de Valorização do Idoso, órgão da secretaria de Ação Social, contou com a presença de quase cinco mil idosos. “Foi além das nossas expectativas. Deve ser porque o dia está muito bonito, ensolarado, convidativo”, arriscou a gerente de Valorização do Idoso, Vera Terezinha Silveira da Silva.

Ao todo, 20 associações e 39 grupos de todo o Distrito Federal participaram da festança, que teve acesso gratuito. “Vieram quatro ônibus de Brazlândia”, exemplifica Vera. Além de usufruir das piscinas do clube, os convidados tiveram aula de hidroginástica, assistiram à shows e apresentações de danças folclóricas. “Nosso objetivo com essa festa é o congraçamento entre os vários grupos que atendem aos idosos”, explicou a gerente, que acrescentou que desde 1986 essa data é festejada pelo GDF. Ela conta que esse ano a data foi comemorada no início do mês para garantir a presença da maioria. “No dia 27, data em que é comemorado o Dia Nacional do Idoso, tem muitas opções de festas. Assim eles não ficam na dúvida”, brincou Vera.

Durante todo o ano a Gerência de Valorização do Idoso realiza ações como orientações jurídicas e psicológicas e atendimentos médicos. A próxima festa será em dezembro, no Nilson Nelson.

O Dia Nacional do Idoso foi estabelecido em 1999 pela Comissão de Educação do Senado Federal e serve para refletir a respeito da situação do idoso no País, seus direitos e dificuldades. A população no mundo está ficando cada vez mais velha e, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), por volta de 2025, pela primeira vez na história, haverá mais idosos do que crianças no planeta. (0901PF1)



Paula Ferraz

http://www.df.gov.br/003/00301009.asp?ttCD_CHAVE=43522

Nenhum comentário:

Postar um comentário