domingo, 3 de maio de 2009

SEXO NA TERCEIRA IDADE NOVOS CONCEITOS E PERSPECTIVAS

A população de + de 60 anos no século XXI crescerá 107%. De 1950 a 2025 o número de pessoas com + de 60 anos aumentará 15 vezes.Isto se deve pelas melhores condições sanitárias de vida ,pelas prevenções de doenças realizadas pelos governos e pela descoberta de novos medicamentos , entre outros fatores.Desta forma cresce a cada dia a população idosa, também no Brasil , e a sexualidade destes que foi sempre abolida e colocada em segundo plano deve agora ser cada vez mais presente e praticada. Vamos, mostrar as mudanças físicas e psicológicas que ocorrem com a idade e, o que se pode fazer para melhorar estas condições na prática.
ALTERAÇÕES NA RESPOSTA SEXUAL MASCULINA ( TERCEIRA IDADE )
- No desejo sexual: Por fatores culturais e psicológicos o homem se acha velho e com dificuldades para encontrar parceiras ficando fechado em casa e com medo de passar vergonha frente a uma mulher.Ocorre no corpo diminuição das taxas de testosterona, de dopamina, que é um neurotransmissor importante na resposta sexual e um aumento de prolactina que bloqueia o desejo sexual. - Na excitação: As áreas erógenas ficam concentradas na região dos genitais externos, perdendo muito a sua excitação pelo carinho na pele de quase todo o corpo. A ereção é menos rígida.Também o tempo para ter uma ereção é mais lento e após o orgasmo para repeti-la é quase impossível. - No orgasmo: Há uma diminuição normal do volume e do jato do esperma.Também pode perder a sensação da vinda do orgasmo, ou seja, pode “gozar” sem sentir e não consegue segurar. Psicologicamente o homem pode pensar que o seu tempo sexual acabou. Há, porém, homens que desencadeiam crises com sintomas psicológicos como depressão, irritabilidade, e falta de vontade de viver, podendo leva-lo até ao suicídio.
ALTERAÇÕES NA RESPOSTA SEXUAL FEMININA ( TERCEIRA IDADE)
Na mulher há uma mudança em nível pessoal e social que se inicia entre os 48 e 51 anos que é a menopausa, ou seja o fim da menstruação e da função reprodutiva.Com a menopausa as mudanças fisiológicas atróficas ocorrem na pele, mama, mucosa genital e também há sintomas psicológicos como irritabilidade ou mudanças de humor, variáveis de mulher para mulher.As mudanças sexuais são mais lentas e progressivas pela diminuição na produção de hormônios femininos. Efetivamente, a resposta sexual sofre algumas alterações, mas não desaparece. - No desejo: Os mitos levam a mulher a pensar que não precisa mais de sexo e que cumpriu a sua obrigação de mulher, se afastando do parceiro e deixando toda a sua sexualidade de lado.Pela diminuição do hormônio testosterona ela perde a libido. - Na excitação: As áreas erógenas também se concentram na região genital deixando de ter respostas ao toque e ao carinho no resto do corpo.A lubrificação da vagina diminui favorecendo o aparecimento da dor na penetração do pênis. A mucosa interna se afina e se resseca; ocorre enfraquecimento da musculatura perineal devido a um processo gradual de atrofia. Nas mamas há diminuição do tecido glandular que é substituído por tecido gorduroso que mais tarde desaparece e estas ficam flácidas . Desta forma ocorre diminuição das reações mamárias e diminuição da lubrificação vaginal. - No orgasmo: A intensidade e a capacidade de multiorgasmos se mantêm, mas os números de contrações orgásticos são menores, mudando a sua sensação. Após o orgasmo outra mudança é o retorno mais rápido da mulher ao seu estado normal igual ao de antes do início da excitação.
Mas não se assuste, pois um homem ou uma mulher com vida sexual ativa terá todas estas mudanças mais lentas e mais amenas e até às vezes não ocorrerão a ponto de mudar sua freqüência de relações sexuais e também as suas reações e sensações. O equilíbrio no relacionamento sexual quando jovens é mantido com o passar dos anos. O importante é ter uma vida sexual regular. Na prática essa atitude equivale a um processo de auto-estimulação: quanto maior a atividade sexual, mais possibilidades de melhorar as condições dos órgãos afetados pelo envelhecimento e, em conseqüência, maior disposição e interesse em prosseguir com a atividade sexual.
COMO MELHORAR
Homens e mulheres estão vivendo até idades cada vez mais avançadas e em condições de saúde melhores do que no passado.Mas apenas sobreviver fisicamente não basta para que o indivíduo tenha uma velhice feliz. Outros aspectos devem ser valorizados embora sejam pouco discutidos; um deles é a sexualidade dos velhos que até hoje é praticamente ignorada em todas as culturas. Quando um casal enfrenta o fato de envelhecer de forma realista e tenta se adaptar a isto, não tem porque pensar em diminuir o prazer nas suas relações sexuais.Por dispor de mais tempo e mais intimidade do que quando jovens e também por não esperar grandes performances sexuais do outro, estão mais preparados para que a realização total venha em todas as formas de contato íntimo do corpo. Há uma necessidade normal das pessoas na terceira idade de desfrutarem de uma afetividade e de condições de vida que permitam a tranqüilidade, a intimidade e a troca de sentimentos e carinhos para manter relações, se assim o desejarem. A sexualidade existe de forma concreta em pessoas mais idosas e não há limites de idade para se manter uma atividade sexual mesmo com as mudanças fisiológicas e sociais. Havendo uma adaptação a estas, a prática sexual pode e deve existir de maneira gratificante e prazerosa.
REGRAS PARA MELHORAR O SEXO NA TERCEIRA IDADE
Manter durante toda a vida uma prática sexual contínua e equilibrada (nunca é tarde para começar). A regra diz: quanto mais atividade sexual maior a possibilidade de se manter desta forma, quanto menos sexo menos vontade e a freqüência diminui. O equilíbrio no relacionamento sexual quando jovens é mantido com o passar dos anos. O importante é ter uma vida sexual regular. Se para a mulher jovem é importante a prática sexual com regularidade, para a idosa isso é ainda mais necessário, pois seu desempenho sexual depende muito mais da regularidade.
Cuidar do estado geral da sua saúde. Muitas doenças próprias da terceira idade abalam as respostas sexuais e muitos sintomas sexuais são sinais de outras doenças que o médico urologista deve sempre pesquisar.Devem ser evitados fatores que diminuem a sua saúde (álcool em excesso, o fumo, diminuir a ingestão de colesterol, sal, o excesso do açúcar e principalmente diminuir o stress e a ansiedade). A mulher deve manter uma visita regular ao ginecologista para verificar a necessidade ou não de uma reposição hormonal, para que as suas mudanças genitais não sejam tão intensas que impeçam a realização do coito. O homem deve cuidar de sua saúde controlando sua hipertensão arterial, o diabetes e cardiopatias , pois estas debilitam e afetam diretamente a sua atividade e resistência sexual.
Conhecer e adaptar-se às mudanças fisiológicas vindas com a idade (como menor freqüência de coitos; mais relaxados; mais afetivos; mais prazerosos)
Cuide de sua aparência. O banho contínuo, o barbear-se ,o perfume ,o penteado,roupas limpas e cheirosas fazem parte da expressão da nossa sexualidade.Temos que nos amarmos e nos sentir atraentes para poder dar e receber amor.
Adaptações sexuais necessárias e que ajudam na sexualidade:
a)Mais aptidões manuais e tácteis: Dar mais valor para carinhos, beijos, agrados, etc., nem sempre tendo como resultado o coito). O poder do carinho e do beijo é muito grande e deve ser sempre valorizado e praticado.Não tenha vergonha de acariciar ou beijar seu parceiro.A idade chegou, mas o seu poder de dar e receber prazer permanece como quando jovem;
b)Evitar cobranças: A cobrança de si mesmo ou de seu parceiro em relação ao seu desempenho traz conseqüências muito negativas nas respostas sexuais.Porque não parar a relação no meio ou desistir do orgasmo ou da ejaculação.Se você estiver satisfeito assim, tudo bem.Não se cobre demais, não cobre demais de sua parceira;
c)Imaginação: muito necessária para aprimorar as relações sexuais e ter a cada dia maior possibilidade de prazer;
d)Fantasias sexuais: também ajudam a melhorar a sexualidade dos casais. . Não é necessário se ter orgasmo para se ter prazer. Use a imaginação para um carinho com um tecido, com um creme ou óleo. Ouse e com certeza você terá uma resposta positiva do seu ou sua parceira.

Dr. Celso MarzanoUrologista, Sexólogo e Terapeuta Sexual
INSTITUTO ISEXP: Instituto Brasileiro Interdisciplinar de Sexologia e Medicina Psicossomática
Rua Conselheiro Lafayette nº 108 - Santa Paula - São Caetano do Sul - SP
CEP: 09550-000 - Fone: (11) 4232-9121 - Fax:(11) 2629-5660

http://www.isexp.com.br/si/site/1626?idioma=portugues

Nenhum comentário:

Postar um comentário