segunda-feira, 4 de maio de 2009

Idosos serão vacinados contra a gripe em Dourados

Terça-Feira, 14 de Abril de 2009 | 16:52



Na próxima semana, começa em Dourados a vacinação de combate a gripe entre a população da terceira idade. A ação de prevenção e imunização faz parte da campanha nacional que envolve todas as unidades de saúde do país, além dos postos volantes que também vão oferecer a vacina.

A campanha organizada pelo Ministério da Saúde em parceria com os municípios será lançada em Dourados no dia 24 de abril no Centro de Convivência do Idoso, no Jardim Água Boa e deve se estender até o dia 8 de maio. As doses da vacina contra a gripe vão estar disponíveis em todas as Unidades de Saúde Básica e também no Pronto Atendimento Médico (PAM).

No dia 25 de abril (sábado) será realizado no município o chamado dia “D” de combate a gripe com o funcionamento o dia todo de todos os postos de saúde, inclusive o Tipo A na área central, e também postos itinerantes de aplicação da vacina como no Parque dos Ipês. A previsão da Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações é de que no município sejam vacinados 12.820 idosos acima de 60 anos.

Segundo o gerente de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Sandro Menezes, a campanha que acontece anualmente em todo o país, tem o objetivo de garantir imunização á população da terceira idade que está mais suscetível aos problemas de saúde. Sandro disse que até pela baixa resistência do organismo, os idosos costumam contrair com facilidade a gripe e que até pela idade, o quadro clínico que parece simples pode se complicar.

O gerente de imunização informou ainda que com a campanha de vacinação contra a gripe, o país tem conseguido reduzir os índices de mortalidade entre os idosos e baixar consideravelmente o número de internações nesta faixa etária. “O idoso é mais vulnerável e apresenta maior risco de adoecer e morrer em decorrência de algumas doenças que podem ser prevenidas como é o caso da gripe, além da pneumonia”, explicou.

Além da campanha, os profissionais de saúde de Dourados orientam os idosos para que fiquem em alerta a qualquer sintoma da gripe como: febre, calafrios, dores de cabeça, mal estar, rinite, congestão nasal, coriza e faringite. De acordo com Menezes, estes sinais geralmente aparecem nos primeiros três a quatro dias e se não forem tratados logo, podem agravar ainda mais o quadro.
“Não é só o risco da piora no quadro clínico do paciente. Uma vez contaminado, ele é capaz de transmitir o vírus dois dias antes dos sintomas aparecerem ou até sete dias após a doença instalada”, acrescentou.

Fonte: Folha de Dourados

http://www.folhadedourados.com.br/view.php?cod=34323

Nenhum comentário:

Postar um comentário