segunda-feira, 4 de maio de 2009

Idosos reivindicam programas especiais

26/01/2006 08:08
Programas de saúde, educação no trânsito e espaços para entretenimento foram as principais reivindicações dos idosos na reunião com a Ouvidoria Um encontro promovido pela Ouvidoria Geral do Município (OGM), com o título de "Salvador Cidade da Terceira Idade", reuniu na tarde de quinta-feira (dia 26), no auditório do Centro de Aperfeiçoamento Profissional (CAPS), na Pituba, representantes da Secretaria Municipal de Transportes e Infra-Estrutura (Setin), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), da Associação dos Aposentados e Pensionistas do Estado da Bahia e da Ouvidoria Geral do Município. O objetivo do encontro foi discutir as principais carências do grupo da melhor idade.

O ouvidor municipal, Humberto Viana, esclareceu que a proposta da Ouvidoria é potencializar as suas ações, ampliando a participação popular nas medidas administrativas do município. "O ponto mais importante na concepção da Ouvidoria é transformar as sugestões, reclamações e anseios populares em projetos sociais", comentou o ouvidor, lembrando que este é o primeiro evento da série Salvador em Debate, que o órgão vai desenvolver durante o ano de 2006.

Gilson Costa, presidente da Associação dos Aposentados e Pensionistas do Estado da Bahia, ressaltou que constrangimentos enfrentados junto aos transportes coletivos, como falta de infra-estrutura, falta de paciência dos motoristas e de outros passageiros são alguns dos problemas enfrentados pelos idosos. "A sociedade e em especial os governantes devem dar atenção especial aos idosos nas questões de saúde, transporte e educação. Quanto melhor a educação, quanto melhor o entretenimento mais oportunidades teremos de construir uma sociedade melhor", completa.

Ele reivindicou mais espaço para o entretenimento de idosos, em especial a manutenção dos clubes da cidade, onde a melhor idade pode viver novas paixões e alimentar seus romances. Por fim, exaltou a iniciativa da OGM como uma ação importante à inclusão do idoso nas ações sociais, lembrando que esta é a semana do aposentado. "Acredito que estamos dando um passo para a conquista de tratamentos mais dignos, o que pode nos levar a uma vida mais agradável e mais feliz", avalia Costa.

Belenizia Ribeiro, representante do Conselho Municipal do Idoso, questionou sobre a existência de áreas de lazer, sobre estacionamento prioritário para idosos e sobre a existência de programas especiais para educar a população para respeitar o idoso no trânsito. Na ocasião, solicitou atendimento médico especial em abrigos do município bem como um programa de prevenção à Aids para idosos, com ações assistências para os portadores do vírus, que segundo ela tem aumentado significativamente.

Respondendo às solicitações, Fábio Rodamilam informou que a Setin tem uma gerência específica para educação no trânsito. Célia Cruz, da Secretaria de Saúde, falou sobre programas como Saúde da Família, que vem atuando nas regiões periféricas da cidade, além de ações preventivas, voltadas para a hipertensão e para o diabetes. Ela destacou que a reunião foi uma oportunidade para que a secretaria possa ampliar sua atuação de assistência médica à melhor idade.

ttp://www.salvador.ba.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=1903&Itemid=67

Nenhum comentário:

Postar um comentário