quarta-feira, 10 de junho de 2009

Resenha

VASCONCELLOS, Doris; NOVO, Rosa Ferreira; CASTRO, Odair Perugini de; DURY, Kim Vion; RUSCHEL, Ângela; COUTO, Maria Clara Pinheiro de Paula; GIAMI, Patrick de Colomby Alain. A sexualidade no processo de envelhecimento: novas perspectivas – comparação transcultural. Estudos de Psicologia ,2004, p. 413 a 419.

Biografia:

Doris Vasconcellos
Professora no Instituto de Psicologia, Universidade Paris V, França.

Rosa Ferreira Novo
Professora de psicologia na Universidade de Lisboa, Portugal.

Odair Perugini de Castro
Professora de psicologia na Universidade da Terceira Idade, Universidade Federal
do Rio Grande do Sul.

Kim Vion-Dury
Psicóloga clínica no Institut d’Education Motrice, Limoges, França.

Ângela Ruschel
Psicóloga clinica no Hospital Getúlio Vargas, em Porto Alegre, RS.

Maria Clara Pinheiro de Paula Couto
Mestranda em Psicologia, bolsista do CNPq, na Universidade Federal
do Rio Grande do Sul.

Patrick de Colomby
É sociólogo no Institut National de Santé et Recherches Médicales Unité 569 / Institut
National d’études démographiques, Laboratoire d’Analyse Socio-Anthropologique du Risque, Université de Caen, França.

Alain Giami
Psicólogo e diretor de pesquisas no Institut Nacional de Santé et Recherches Médicales Unité 569, Paris, França.

Resumo:

Com o aumento da expectativa de vida populacional caminhou junto os considerados avaços na área da Medicina, proporcionando um envelhecimento ativo e cada vez mais saudavél. Focando a área sexual do idoso, percebemos que muitos deles já não o percebem como unicamente para procriação, mas, como grande fonte de prazer e signitivo resultado na relação conjugal. Quando afirmamos que a resposta sexual humana é mais lenta com o envelhecimento, devido à apresentação de algumas dificuldades, por conseqüência natural dos baixos níveis hormonais, não se quer dizer que ela desaparece, o uso de hormônios e de medicamentos pode ser usado desde que não haja qualquer contra-indicação. O sexo é importante fonte de bem estar e facilita à resolução de conflitos cotidianos, a saúde bio-psico-social garantiu também melhor sexualidade na velhice.

Palavras Chaves: Envelhecimento. Sexualidade. Bem estar sexual.

“A visibilidade social desta camada da população é atualmente um fenômeno presente em todos os países que conseguiram dilatar a esperança de vida através dos progressos combinados da medicina e do meio ambiente.” (VASCONCELLOS, NOVO, CASTRO, DURY, RUSCHEL, COUTO E GIAMI, 2004, p.413).

“Não somente os seres humanos vivem mais tempo, mas também as condições de saúde e o potencial de integração social são prolongados.” (VASCONCELLOS, NOVO, CASTRO, DURY, RUSCHEL, COUTO E GIAMI, 2004, p.413 e 414).

“As repercussões do processo de envelhecimento sobre a sexualidade constituem um assunto particularmente contaminado por preconceitos”. (VASCONCELLOS, NOVO, CASTRO, DURY, RUSCHEL, COUTO E GIAMI, 2004, p. 414).

“Até recentemente, ainda se acreditava que por volta dos cinqüenta anos o declínio da função sexual era inevitável face à menopausa feminina e à instalação progressiva das disfunções da ereção masculina. Além disto, a atividade sexual perdia fatalmente seu objetivo de procriação e, portanto, sua justificativa social”. (VASCONCELLOS, NOVO, CASTRO, DURY, RUSCHEL, COUTO E GIAMI, 2004, p. 414).

“A concepção pioneira de Freud (1905/1969) afirmando o prazer como objetivo da sexualidade humana liberou-a da obrigação de resultado pela reprodução”. (VASCONCELLOS, NOVO, CASTRO, DURY, RUSCHEL, COUTO E GIAMI, 2004, p. 414).

“A tese de Freud veio a ser confirmado com a recente emergência do conceito de saúde sexual e com a sua dissociação progressiva do conceito de reprodução, o que coloca em evidência a autonomização da vida sexual e sua importância para a realização e o bem-estar dos indivíduos durante toda a vida (Giami, 2003)”. (VASCONCELLOS, NOVO, CASTRO, DURY, RUSCHEL, COUTO E GIAMI, 2004, p. 414).

“Mas esta liberdade ideológica só pôde tornarse realidade com a conquista tecnológica dos hormônios sintéticos. Tornou-se assim possível tanto a contracepção quanto a terapia de reposição hormonal que facilita manter a função sexual prazerosa após a menopausa”. (VASCONCELLOS, NOVO, CASTRO, DURY, RUSCHEL, COUTO E GIAMI, 2004, p. 414).

“A geração que ultrapassou os cinqüenta anos, idade que marca o início das alterações bio-psico-sociais caracterizando o envelhecimento, confronta-se atualmente com um conflito entre os estereótipos e os valores ligados à sexualidade internalizados ao longo da vida e a oferta recente de recursos que permitem assumir as inclinações pessoais realmente percebidas”. (VASCONCELLOS, NOVO, CASTRO, DURY, RUSCHEL, COUTO E GIAMI, 2004, p. 415).

“Espera-se que junto com a dilatação da esperança de vida e do progresso científico e técnico que homem tem sido capaz de pôr em marcha, haja uma evolução social e cultural e uma mudança das mentalidades capaz de integrar a sexualidade das pessoas idosas harmoniosamente em tais avanços”. (VASCONCELLOS, NOVO, CASTRO, DURY, RUSCHEL, COUTO E GIAMI, 2004, p. 414).

Nenhum comentário:

Postar um comentário